Fórum de Gestores Municipais reúne 150 agentes da cultura e do esporte de 80 municípios

    0
    54
    O primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019 continua neste sábado (25), com extensa programação na Arena Pantanal - Foto por: Mayke Toscano
    O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e continua neste sábado (25), com extensa programação, na Arena Pantanal.

    O primeiro dia do Fórum de Gestores Municipais de Mato Grosso, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, reuniu no Palácio da Instrução, na tarde desta sexta-feira (24), 150 agentes da cultura e do esporte de 80 municípios mato-grossenses. O intuito do encontro, que vai até este sábado (25), na Arena Pantanal, é promover interação entre o Estado e os municípios na construção de políticas públicas para a pasta capitaneada pelo secretário Allan Kardec.

    “Hoje recebemos aqui, pessoas que gerenciam a cultura, o esporte e o lazer em vários municípios de Mato Grosso para que juntos possamos programar o ano de 2019 e os próximos três anos do da pasta no governa Mauro Mendes. A ideia é que nesses dois dias de encontro possamos sair com um plano estadual, tanto da área da cultura quanto do esporte e lazer”, explicou Kardec.

    Para o secretário-adjunto de cultura, Paulo Traven, este é um encontro essencial para alinhar as ideias e traçar metas para o futuro da pasta. “É uma grande oportunidade para traçarmos um diagnóstico. O objetivo é trocar informações, aproximar todo mundo, pegar sugestões do máximo de gestores possível para completarmos o planejamento desses quatro anos de desafios”.

    Já o secretário-adjunto de esportes, Jefferson Neves explica as maneiras de otimizar o potencial da pasta. “Precisamos muito ouvir os agentes. Em vez de só analisar números e dados de maneira fria, precisamos ouvir as pessoas. Falamos sobre as dificuldades que passaram a cultura e o esporte, mas precisamos entender quais são as necessidades para reerguer as pastas. Além de apresentar nosso trabalho e dificuldades, nosso papel é discutir alternativas para ser mais efetivos na construção das políticas públicas.

    O primeiro dia do encontro contou ainda com a palestra do professor Dr. Wanderley Marchi Júnior, da Universidade Federal do Paraná, que veio a Cuiabá para compartilhar experiências com os gestores mato-grossenses.

    “Estamos trazendo a experiência que tivemos com um projeto chamado Inteligência Esportiva, desenvolvido com um grande número de pessoas, numa equipe multidisciplinar, para fazer avaliação dos programas esportivos do antigo Ministério do Esporte na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Criamos mecanismos para avaliar e dar um retorno para a atual Secretaria Nacional de Esportes para poder fazer um gerenciamento desses programas e novas implementações. A ideia é mostra o que foi feito e estudar a viabilidade de implementação em outros níveis, na esfera municipal e estadual”.

    A programação desta sexta-feira contou ainda com a palestra sobre Cultura e Cidadania, ministrada pelo maestro Fabrício Carvalho; com a eleição CIB – Comissão Intergestores Bipartite;  e por fim, os agentes da cultura e do esporte puderam confraternizar no Sarau das Letras, evento que reúne diferentes manifestações artísticas para celebrar as artes e a cultura mato-grossense.

    O encontro que está debatendo e alinhando estratégias de ação para implantação e implementação dos Sistemas de Cultura, Esporte e Lazer nos municípios mato-grossenses é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel-MT. O primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019 continua neste sábado com a seguinte programação:

    25/05 – Arena Pantanal
    8:00 – Credenciamento
    8:30 – Modelo de Gestão Municipal
    Wanderson Lana – Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude – Primavera do Leste 
    9:30 – Colheita de Projetos Esportivos
    Alberto Bial – Técnico de Basquetebol do Clube de Regatas do Vasco – RJ10:30 – Coffee break
    11:00 – Visita Arena Pantanal 
    12:00 – Encerramento

    Protásio de Morais | Secom/MT 

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA